Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O que pensamos?

O mais importante quando se trata de questões sustentáveis é o Repensar, pois se as pessoas parassem para repensar as suas ações e as consequências que elas causam, perceberiam que todos sairiam ganhando, desde a mais pequena formiga até o homem mais influente do mundo. O repensar é o inicio para que os outros Rs sejam colocados em pratica.
A comunidade não é só minha, mas é em mim que começa a diferença que os outros levarão como exemplo.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Gentil no museu da PUC-Promobio!

Link para o video: http://www.youtube.com/watch?v=lZGRLKp1IIA

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Primeira Tarefa do Concurso de Blogs

Vivemos numa geração totalmente tecnológica onde aparelhos eletrônicos ganham o seu espaço, cada vez mais essa área cresce mundialmente. As pessoas tendem a todo custo a seguir essa “moda” seja do iphone a o ipad, tablets também seguem essas juras, somos movidos pela mídia, através dela sabemos todos os lançamentos dessas preciosidades tecnológicas, mas me pergunto, será que essas crianças e adolescentes sabem o que vem por trás de toda essa obra de arte que eles carregam em suas mãos?
O texto a “A HISTORIA DAS COISAS” fala sobre isso e nos faz entender que temos que conhecer um pouco mais das mercadorias que temos em nossas mãos, nada é feito sem um estudo, sem uma estrutura, sem uma historia, sem um designer.
O consumismo atualmente vem crescendo pelo fato das pessoas estarem buscando cada vez mais novidades, também pelo fato de hoje em dia o markting ser vigoroso. Mas o que a população não sabe, é que esse consumo excessivo esta degradando o nosso planeta, pelo fato de tudo vir a se originar dos recursos naturais e das matérias primas.
Mas esses problemas não se restringem apenas ao nosso meio ambiente, ele também esta ligado a nossa sociedade assim como os problemas respiratórios causados pelas toxinas das fabricas, entre outros..

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Energia limpa


• EÓLICA O vento gira as pás de um gigantesco catavento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA. PRÓS: fonte inesgotavel de energia; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. CONTRAS: poluicão visual (um parque eólico pode ter centenas de cataventos) e, às vezes, sonora (alguns cataventos são muito barulhentos); morte de pássaros (que, muitas vezes, se chocam com as pás dos cataventos). 

• SOLAR 
A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água. Maiores produtores: Japão e EUA. PRÓS: fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutencão; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. CONTRAS: producão interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol. 

•BIOCOMBUSTÍVEIS Geracão de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas (como semente de ma mona e cana-de-acúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores,que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais. PRÓS: substitui diretamente o petróleo; os vegetais usados na fabricacão absorvem CO2 em sua fase de crescimento. CONTRA: producão da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos.

 • DAS MARÉS As águas do mar movimentam uma tur bina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploracão comercial. Franca, Inglaterra e Japão são os pioneiros na producão. PRÓS: fonte de energia abundante capaz de abastecer milhares de cidades costeiras. CONTRAS: a diferenca de nível das mares ao longo do dia deve ser de ao menos 5 metros; producão irregular devido ao ciclo da maré, que dura 12h30. 

• BIOGÁS Transformacão de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo. PRÓS: substitui diretamente o petróleo; dá um fim ecológico ao lixo orgânico; gera fertilizante; os produtores rurais podem produzir e até vender o gás, em vez de pagar por ele. CONTRA: o gás é difícil de ser armazenado. 






quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tipos de biocombustível ?

  
Sim, há tipos:
    1°bioetanol: etanol produzido a partir de biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos para utilização como biocombustível;
    2°biodiesel: éster metílico e/ou etílico, produzido a partir de óleos vegetais ou animais, com qualidade de combustível para motores a diesel, para utilização como biocombustível;
    3°biogás: gás combustível produzido a partir de biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível ou gás de madeira;
    4°biometanol: metanol produzido a partir de biomassa para utilização como biocombustível;
    5°bioéter dimetílico: éter dimetílico produzido a partir de biomassa para utilização como biocombustível;
    6°bio-ETBE (bioeteretil-terc-butílico): ETBE produzido a partir do bioetanol, sendo a percentagem em volume de bio-ETBE considerada como biocombustível igual a 47%;
    7°bio-MTBE (bioetermetil-terc-butílico): combustível produzido com base no biometanol, sendo a porcentagem em volume de bio-MTBE considerada como biocombustível de 36%;
    8°biocombustíveis sintéticos: hidrocarbonetos sintéticos ou misturas de hidrocarbonetos sintéticos produzidos a partir de biomassa;
    9°bio-hidrogénio: hidrogénio produzido a partir de biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos, para utilização como biocombustível;
    10°bio-óleo: óleo combustível obtido quando substâncias de origem vegetal, animal e outras são submetidas ao processo de pirólise.
    11°óleo vegetal puro produzido a partir de plantas oleaginosas: óleo produzido por pressão, extração ou processos comparáveis, a partir de plantas oleaginosas, em bruto ou refinado, mas quimicamente inalterado, quando a sua utilização for compatível com o tipo de motores e os respectivos requisitos relativos a emissões.

O que acontece ?

Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, o que significa dizer que permitem a ciclagem da matéria na natureza. São obtidos a partir da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários, dentre outras fontes.

Ciclo

Características do Biodiesel?


*O biodiesel é mais seguro do que o diesel de petróleo. O ponto de combustão do biodiesel na sua forma pura é de mais de 300 F contra 125 F do diesel comum. Equipamentos a biodiesel são, portanto, mais seguros.
*A exaustão do biodiesel é menos ofensiva. Seu uso resulta numa notável redução dos odores, o que é um benefício real em espaços confinados. Seu cheiro se assemelha um pouco com o cheiro de batata frita. Não foram noticiados casos de irritação aos olhos. Como o biodiesel é oxigenado, ele apresenta uma combustão mais completa.
*Biodiesel não requer armazenamento especial. Na sua forma natural pode ser armazenado em qualquer lugar onde o petróleo é armazenado, e pelo fato de ter maior ponto de fusão é ainda mais seguro o seu transporte.
*O biodiesel funciona em motores convencionais.
*O biodiesel é renovável, contribuindo para a redução do dióxido de carbono.
*O biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado em qualquer quantidade com diesel de petróleo.
Aumenta a vida útil dos motores por ser mais lubrificante. É biodegradável e não-tóxico.

Biocombustíveis ?


Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível.
Os biocombustíveis podem ser usados em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. Aqui no Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível. Na gasolina também é adicionado o etanol.
A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Também é vantajoso, pois é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina querosene, carvão mineral).
Por outro lado, a produção de biocombustíveis tem diminuído a produção de alimentos no mundo. Buscando lucros maiores, muitos agricultores preferem produzir milho, soja, canola e cana-de-açúcar para transformar em biocombustível. Os principais biocombustíveis são: etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Gentil é PromoBio !


Somos estudantes da escola Gentil Viegas Cardoso, e este blog está destinado ao programa Promobio e ao concurso entre blog's participantes.

Nomes dos alunos participantes:

Andressa Araujo
Bianca Pinna
Brenda Xavier
Carolina Ferraro
Caroline Ligabue
Fabrício Natanael Martha
Kamila Piovezan
Lizandra Dini
Lucas de Souza Alves
Maria Eduarda Machado
Mariny Munhóz
Marjana Ribeiro
Moacir Neto
Morgani Cardoso
Renata Ribeiro
Rodrigo Mota Escouto
Tainise Conceição da Silva
Vanderson Vinicius Benites de Camargo
Willian Bini Fidelis